Abstracts

Regulamento

O Congresso da SPCCTV - 4D Visions vai aceitar resumos que poderão ser submetidos como comunicação oral ou poster, sempre com discussão presencial, valorizando-se os trabalhos que mais se destaquem pelo seu contributo científico, relevância clínica, qualidade e originalidade.

Além da validade científica do conteúdo, a forma do resumo vai ser considerada na avaliação para submissão só sendo aceites os resumos que cumprirem as regras que estão definidas à frente.

Sugere-se fortemente ler e considerar os documentos de “Sugestões para escrever um bom resumo de Trabalho”.

Os resumos devem conter Titulo, Autores, Objectivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões.

Não serão considerados os trabalhos originais e revisões de casuística em que nos resumos não sejam apresentados os resultados finais do trabalho proposto.

O texto sem título e autores deve ter no máximo 400 palavras.

Os resumos deverão ser submetidos em inglês visto que todos os trabalhos aceites são publicados no suplemento da Revista da SPCCTV que é indexado à PubMed®.

O resumo do trabalho será avaliado por revisores independentes segundo uma grelha de classificação pré-determinada.

O prazo de submissão dos resumos foi prolongado até 15 de Outubro de 2017.

Todas as comunicações orais e posters aceites terão uma discussão presencial. Os autores deverão para tal estar junto ao poster em hora e data a informar.

Sugestões para escrever um resumo de trabalho original

O objetivo do Congresso da SPCCTV - 4D Visions é proporcionar troca de conhecimentos e experiências dentro da comunidade.

Escrever um resumo para o congresso é uma forma importante de partilhar o seu trabalho de investigação ou experiência clínica com os seus pares e colegas.

Por vezes a apreciação de um trabalho é prejudicada pela forma como é exposto. Tal situação pode levar a que um bom trabalho científico não possa ser partilhado com os colegas da forma que merece.

Na tentativa de prevenir esta ocorrência a informação subsequente pretende dar conselhos práticos de como escrever um resumo que tenha as melhores hipóteses de ser bem classificado pelos revisores e seleccionado para o próximo congresso.

Porquê escrever um resumo?

Um resumo é uma versão curta do primeiro rascunho de um artigo. É importante por diversas razões:

  1. Proporciona a primeira oportunidade de anunciar e citar os resultados preliminares do seu estudo.
  2. Permite-lhe comunicar os seus achados aos seus colegas obtendo resposta e críticas.
  3. Constitui o início do objectivo último de um trabalho de investigação, que é o de escrever e publicar um artigo numa revista conceituada.

A estrutura do resumo deve incluir:

Titulo

O título deve conter uma ideia precisa do conteúdo do resumo. Deve expor tanto quanto possível o conteúdo e os objectivos do estudo, a abrangência da investigação, o desenho do estudo e os objectivos. Em regra é preferível que descreva o que foi investigado do que seja uma afirmação dos resultados ou conclusões. Idealmente o título deve ter 10-12 palavras, deve ser simples de forma a permitir uma compreensão fácil e deve evitar o jargão ou acrónimos pouco familiares ou abreviaturas.

Autores

A lista de autores deve restringir-se aos indivíduos que trabalharam no estudo, que o conceberam, desenharam, obtiveram os dados, analisaram os números e escreveram o resumo. O autor que apresenta o resumo deve vir em primeiro lugar. Todos os autores devem ler e aprovar o resumo antes de ser submetido.

Corpo do resumo

Um bom resumo deve abordar as 5 questões a seguir enumeradas nas secções relevantes:

  1. “Porque é que começou?” – Introdução ou histórico
    Deve sumarizar, preferencialmente numa frase, o conhecimento actual ou o estado da arte especificamente relacionado com o trabalho que está a apresentar.
  2. “O que é que tentou fazer?” – Propósitos e objectivos
    Aqui deve definir o objective do estudo e idealmente incluir uma afirmação curta da hipótese a ser testada. Um estudo legítimo não se efectua “para provar que qualquer achado é verdadeiro”, mas “para descobrir se um determinado facto é verdadeiro”. A diferença parece pequena mas é de facto abissal. A exposição de uma hipótese formal demonstra objectividade.
  3. “O que é que fez?” – Métodos
    Num resumo, a descrição dos métodos deve ser concisa e a maior parte dos detalhes deve ser omissa. No entanto, numa frase curta deve dar ao leitor uma ideia capaz do desenho do estudo, o contexto em que foi efectuado, e o tipo de doentes ou medições que foram incluídos.
  4. “Quais foram os seus achados?” – Resultados
    É importante mencionar os resultados principais do estudo, não do ponto de vista subjectivo (“encontrámos que o equipamento X era superior ao equipamento Y”) mas na forma de dados reais. Deverá efectuar opções relativamente aos dados que vai escolher para apresentar no resumo e nos achados nos quais irá basear as suas conclusões. Não inclua uma tabela ou figura excepto se for estritamente necessária para mostrar os seus resultados.
  5. “Qual o significado deste estudo?” – Conclusões
    Constrangimentos de espaço limitam geralmente as conclusões a uma única frase explicando porque pensa que os seus resultados são importantes e implicações potenciais. Mantenha as suas conclusões dentro da razoabilidade suportada pelos resultados do seu estudo. Lembre-se de que o seu estudo foi restringido a determinados doentes ou a uma terapêutica particular ou a um dispositivo específico e os resultados podem não ser extrapoláveis para além destes determinantes.

Regras básicas que deve seguir na elaboração do resumo:

  1. Siga as instruções
    O seu estudo merece a melhor hipótese de ser revisto e apresentado. Isto significa que deve seguir as regras de submissão.
  2. Use frases simples
    Excepto se foram básica e universalmente aceites os acrónimos e abreviaturas devem ser expostos por extenso na primeira vez que são utilizados no resumo. De forma semelhantes expressões locais ou jargão devem ser evitados.
  3. Pergunte aos colegas
    Antes de submeter o resumo, ele deve ser reverificado relativamente à exactidão não só dos dados apresentados mas igualmente dos métodos e outros detalhes.
  4. Tabelas e figuras devem ser verificadas de forma especialmente cuidada. A leitura por um ou mais colegas que não tenham estado envolvidos no estudo e que possam criticar de forma construtiva pode ser extraordinariamente útil.
  5. Habitualmente um bom resumo demora alguns dias a ser construído e envolve diversas pessoas.
  6. Peça ajuda a um supervisor que não esteja familiarizado com o caso sendo mais fácil detectar pontos pouco claros ou que carecem de maior detalhe.
  7. Faça revisões baseadas nas sugestões. Finalmente submeta a outros leitores para avaliação de erros de sintaxe ou gramática. Ler o resumo alto é uma boa forma de detectar frases estranhas ou omissão de palavras.

Reveja a listagem que deve compor um resumo:

  • Data limite de submissão do resumo: 15 de Outubro 2017.
  • O apresentador aparece como 1º autor.
  • O apresentador cumpre as regras requeridas para elegibilidade de apresentação.
  • As afiliações dos autores estão listadas.
  • O resumo está organizado de forma clara em Introdução, Objectivos, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.
  • O resumo está conforme as regras exigidas, tem o número de palavras e o formato que é requerido.
  • O resumo deve ser elaborado obrigatoriamente em inglês.

Os resumos devem ser submetidos exclusivamente através deste website, caso contrário não serão considerados.

Especialidade: Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Anestesia

Forma de Apresentação: Comunicação Oral ou Poster

Informação útil

  • Data limite 15 de Outubro
  • Máximo de palavras 400
  • Idioma do trabalho: Inglês (obrigatório)
  • Formas de apresentação poster e comunicação oral
  • Temas Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Anestesia
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