Local do Congresso

Universidade dos Açores

A universidade dos Açores foi fundada a 9 de Janeiro de 1976, em resultado da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal.

A Universidade dos Açores apresenta uma estrutura tripolar, com os seus polos sediados em Ponta Delgada, Angra e Horta, sendo o primeiro a sua sede, e está organizada em 4 faculdades e dois Institutos de Investigação.

IVAR - Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

O Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR), estabelecido a 11 de Agosto de 2016, é uma unidade pluridisciplinar de investigação da Universidade dos Açores, constituída estatutariamente em 1997 como Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), como um núcleo autónomo não personificado do Departamento de Geociências. É parceiro da Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) e integra o Sistema Científico e Tecnológico Nacional desde 2001, data em que foi reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Faz, ainda, parte do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, criado pelo Governo dos Açores em 2005.

Na sua componente de investigação, o IVAR integra diversas redes e consórcios, nacionais e internacionais, e mantém estreitas relações institucionais com outros centros ligados ao estudo da Vulcanologia.

No domínio da monitorização e vigilância sismovulcânica, o IVAR é membro da World Organization of Volcano Observatories (WOVO). Neste contexto, constitui-se como a unidade operacional do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), uma associação privada sem fins lucrativos, que se dedica a atividades de natureza científica e tecnológica, criada em 2008 pela Universidade dos Açores e pelo Governo Regional.

Morada: Rua da Mãe de Deus, Edifício do Complexo Científico, 3º Andar - Ala Sul
9500-321, Ponta Delgada, Açores, Portugal
Coordenadas GPS: 37º 44’ 38.98’’ N ; 25º 39’ 47.61’’W

Como Chegar

O aeroporto de Ponta Delgada João Paulo II localiza-se a cerca de 3.3 Km de distância da Universidade dos Açores.
Poderão ser utilizados os serviços de Táxi na área de chegadas ou através dos contactos:

Destaques

  • Abertura do formulário de abstracts

    Dezembro 2017

  • Nova data limite para envio de resumos

    28/02/2018

  • Comunicação do resultado dos resumos

    31/03/2018

  • Taxa de inscrição mais baixa

    20/04/2018

  • Fecho das inscrições online

    29/06/2018