Resumos

Normas

Apresentações Orais

  • Duração: 15 minutos no máximo, incluindo discussão.
  • Todas as salas dispõem de computador e videoprojetor.
  • As apresentações devem ser entregues à organização até meia hora antes do início da sessão. As apresentações devem ser efetuadas em PowerPoint.
  • Sugere-se a utilização de fontes genéricas e as respetivas bibliotecas de símbolos, no caso da apresentação conter equações.

Apresentações em Painel

  • A dimensão máxima permitida é A0, orientação vertical (portrait).
  • Os autores terão de estar presentes na respetiva sessão.
  • A afixação dos painéis terá de ser efetuada durante a manhã do dia respetivo.
  • O material necessário será fornecido pela organização.
  • Os painéis terão de ser removidos no final de cada sessão.

Normas para Submissão de Resumos aos XCNG

  • Os trabalhos a submeter ao XCNG serão apresentados sob a forma de um Resumo (obrigatório) e, opcionalmente, também um Artigo Curto.
  • A submissão de um resumo implica a sua apresentação obrigatória no congresso por um dos autores.
  • O conteúdo dos resumos é responsabilidade dos seus autores. A organização do X Congresso Nacional de Geologia reserva-se o direito de rejeitar resumos que não estejam escritos em português e inglês ou não atendam aos padrões básicos de qualidade científica.
  • O resumo deverá ser submetido em Português e em Inglês, sendo que cada uma das versões deverá ter entre 200 a 800 palavras.
  • É permitido um máximo de 5 palavras-chave.

Normas para Submissão de Artigos Curtos (Opcional)

  • Todos os artigos deverão ser submetidos através da plataforma online. Não será aceite qualquer outra forma de submissão.
  • Todos os artigos submetidos deverão conter os seguintes ficheiros (os itens obrigatórios estão indicados com um asterisco *):
    1. * Pequena carta de apresentação (Documento Word)
    2. * Manuscrito (Documento Word) que deverá incluir as seguintes partes:
      1. Páginas iniciais com Títulos, Autor(es), Afiliação e Contactos, Títulos curtos, Resumos e Palavras-Chave
      2. Texto principal
      3. Agradecimentos
      4. Referências
    3. Legendas das Figuras e Tabelas (Documento Word)
    4. Figuras enviadas em ficheiros JPEG ou TIFF à parte (não inseridas no manuscrito)
    5. Tabelas enviadas à parte num Documento Word
    6. Anexos (Material de suporte que NÃO aparecerá na versão impressa do artigo, mas que poderá ser disponibilizada na versão online, como por exemplo: extensas bases de dados, figuras ou tabelas adicionais, figuras a cores, filmes, etc.)
    7. * Lista com três possíveis revisores para o artigo (Documento Word) com nomes, afiliações e contactos de e-mail. A comissão executiva não garante que qualquer dos nomes propostos seja escolhido para rever o artigo.
  • Todos os ficheiros deverão ser submetidos com um nome razoável que indique claramente o que esse ficheiro contém e numa ordem sequencial lógica, como por exemplo:
    • Carta.doc
    • Manuscrito.doc
    • Legendas.doc
    • Figura1.jpg
    • Figura2.jpg
    • Figura3.jpg
    • Tabelas.doc
    • Anexo1.tiff
    • Revisores.doc
    (Este exemplo é meramente ilustrativo)

Informação Adicional

  1. Os manuscritos deverão incluir numeração de páginas e linhas para mais fácil revisão.
  2. Os manuscritos deverão ser preparados usando um tipo de letra comum e tamanho adequado (exemplo: Times 12 ou Arial 12) e dactilografados a dois espaços, coluna única, formato de papel A4.
  3. Os artigos devem ser originais e compreender dados, interpretações ou sínteses não publicados previamente.
  4. Os artigos e os resumos podem ser escritos em português, inglês, francês ou espanhol. No entanto, deve sempre ser apresentado um resumo em inglês e em português. Os resumos na língua original do artigo não podem conter mais de 150 palavras. Todos os artigos escritos em língua não inglesa poderão incluir um resumo em inglês até 400 palavras.
  5. Todos os manuscritos deverão conter palavras-chave a seguir aos resumos. Tanto para o resumo em inglês como na língua original do manuscrito não poderão ter mais de 5 palavras-chave.
  6. Os trabalhos publicados nas Comunicações Geológicas deverão ser concisos, contendo no máximo (tabelas, figuras e referências, incluídas) o equivalente a: i) 5 páginas para os artigos curtos (letters). Os artigos por convite terão um número de páginas que será acordado entre autores e Comissão Executiva.
  7. Os artigos recebidos pela Comissão Executiva serão enviados a um dos membros da Comissão Editorial. O artigo será revisto pelo editor e por dois ou mais revisores científicos.
  8. Para artigos em co-autoria, o manuscrito deverá mencionar o autor correspondente. Se a mesma não for providenciada, o autor que submeteu o artigo será considerado o autor correspondente. A submissão de artigos em co-autoria implica que o autor correspondente tem o acordo dos restantes autores para submeter e publicar o artigo.

Preparação do Manuscrito

  1. A primeira página do manuscrito deverá conter o título do artigo na língua original do artigo, bem como uma tradução para inglês e português, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação do(s) autor(es) com endereços institucionais, os telefones (ou faxes) e e-mails, bem como a indicação a que autor deverá ser enviada a correspondência. A primeira página deverá conter também um título curto com menos de 45 caracteres (running title).
  2. A segunda página deverá conter os resumos seguidos de até cinco palavras-chave. Cada resumo deverá ser inteligível sem referência ao artigo e deverá ser uma compilação objectiva das informações e interpretações originais do artigo, e não apenas uma referência aos assuntos abordados.
  3. O texto principal deverá seguir-se e poderá ser dividido em secções.
  4. Os agradecimentos deverão seguir o texto principal e deverão ser reunidos numa secção denominada por AGRADECIMENTOS.
  5. Todas as referências citadas no texto deverão ser organizadas por ordem alfabética no fim do texto (a seguir aos agradecimentos) e deverão estar numa secção denominada REFERÊNCIAS. No texto, as referências deverão ser citadas pelo(s) nome(s) do(s) autor(es) e pela data da edição (entre parêntesis). As referências a livros devem mencionar o(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido da data de publicação (entre parêntesis), o título da obra em itálico, entidade editora, local de publicação e paginação. As referências a artigos devem mencionar o(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido da data de publicação (entre parêntesis), o título do artigo, o título do periódico em itálico, o volume em negrito, o número ou fascículo e a paginação. Os autores deverão consultar o último número das Comunicações Geológicas para correctamente listar as referências.
  6. Todas as ilustrações deverão ser designadas figuras. No início da frase devem ser referidas por extenso (ex: Figura 1). Dentro da frase devem ser escritas de forma abreviada (ex: Fig. 1). Os anexos deverão ser mencionados no texto, referindo-se a estes como Anexo 1, etc.
  7. As unidades do Sistema Internacional (SI) são recomendadas com a excepção de °C.
  8. Cabeçalhos ou rodapés não poderão ser usados em qualquer circunstância.
  9. As fórmulas minerais devem ser apresentadas como em Smith, D.K. et al., 1998. American Mineralogist, 83, 126-13
  10. Os anexos são itens como bases de dados, figuras ou tabelas adicionais ou tipos de ficheiros que não podem ser apresentados na versão impressa (exemplo: filmes) mas que podem ser disponibilizados online. Todos estes documentos de suporte são anexos e devem ser referidos dessa forma ao longo do manuscrito como Anexo 1, Anexo 2, etc. Bases de dados extensas não serão publicadas na versão impressa devido às suas dimensões – serão disponibilizadas online se os autores as providenciarem. Uma versão simplificada (representativa) dessa base de dados extensa deve ser providenciada como Tabela.
  11. Fórmulas matemáticas. As equações são geralmente introduzidas como parte de frases, requerendo pontuação. Os autores deverão providenciar todos os símbolos a constar na publicação.

Ilustrações

  • Todas as ilustrações (figuras, gráficos, mapas, fotos, etc…) são figuras e devem ser referidas como tal. As figuras deverão estar numeradas sequencialmente com numerais arábicos e devem ser providenciadas em ficheiros separados (submissão electrónica apenas) que não poderá exceder os 4Mb cada.
  • A publicação típica (versão impressa) das ilustrações é a preto e branco. No entanto, em situações excepcionais poderão ser aceites figuras a cor (Por favor, contactar a Comissão Executiva para esta situação). Todos os artigos terão ilustrações a cor na versão online se os autores providenciarem essas ilustrações.
  • As figuras deverão ser enviadas com os tipos de letra a usar (Times, Arial, Helvetica, Symbol ou Courier). As partes de uma figura devem estar indicadas como (a), (b), (c), etc., e devem ser referidas como tal nas legendas (ex: Fig. 5 – (a)), mas como a, b, c, etc. no texto (ex. Fig. 5d).

Tabelas

  • As tabelas devem ser enviadas num documento Word em separado. As unidades deverão ser referidas uma vez nas colunas ou na legenda e não ao longo da tabela.

Legendas

  • As legendas das figuras e tabelas devem ser apresentadas com espaçamento duplo e devem ser enviadas num documento Word em separado. As legendas devem ser providenciadas na língua original do artigo e em inglês e português, descrevendo brevemente o conteúdo das figuras e/ou tabelas.

Separatas

  • Não serão entregues separatas em papel. Os autores receberão um exemplar do seu trabalho publicado em formato digital (pdf) após a publicação.

Vídeo Exemplificativo

Enviar Abstract

Destaques

  • Abertura do formulário de abstracts

    Dezembro 2017

  • Nova data limite para envio de resumos

    07/03/2018

  • Comunicação do resultado dos resumos

    31/03/2018

  • Taxa de inscrição mais baixa

    04/05/2018

  • Fecho das inscrições online

    29/06/2018